sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Decor amiga

Eiii! 

Mais um DECOR AMIGA pra vcs, gente! Dessa vez, pedi para um super amigo, que acabou de voltar do México, falar alguma coisa de lá aqui no blog. Até fotos de itens de decoração vão rolar!  
Rafael, agora é contigo, meu rei! ;) 


Olá, seguidores do blog da minha amiga Tati! 

É com muito prazer que escrevo este texto e não poderia começar de outra maneira que não fosse elogiando o talento da minha amiga. Acompanhei de perto esse processo de descoberta de sua paixão e talento pela decoração e hoje vejo um crescimento encantador em todo trabalho que ela se propõe a fazer. Mas não vim aqui somente para elogiar minha amiga, afinal o assunto é decoração!

Comprei minha casa há pouco mais de um ano e tive que transformá-la, pois, na linguagem de bom suburbano que sou, a casa estava uma zona. Gastei uma grana com obras estruturais, mas, certamente, o mais complicado é quando partimos para a decoração. Sempre achei que eu teria um grande talento, prazer e paciência para essa etapa, mas hoje vejo que minha praticidade e ansiedade não colaboram para o meu casual ofício de designer de interiores. Essa minha falta de talento me faz admirar ainda mais o trabalho da Tati e não me tira o prazer de observar a decoração em qualquer lugar que eu vá. Tipo, fui comprar minha cadela e a casa da vendedora tinha um pé direito muito grande, coisa muito rara nas construções hoje em dia. Imaginei tanta coisa que poderia trabalhar com aquela altura toda. E assim, a cada olhada, observo e admiro as ideias criativas.

Conversando com a Tati, resolvemos falar um pouco sobre minha viagem para o México e as coisas que vi por lá. Como fiquei em Cancun, confesso que os hotéis, de uma forma geral, têm decorações bem pretensiosas. A grande referência visual lá vem da cultura Maia. A cultura é encantadora, fascinante e misteriosa. Na arquitetura, por exemplo, uma rede de hotéis se inspira nas pirâmides Maias, como podemos observar nas fotos:



Uma outra coisa que se percebe é que a temática da morte aparece em muitos lugares. O uso de caveiras, por exemplo, é super comum. No começo me pareceu meio macabro, mas depois vi que isso advém da naturalidade com que a morte muitas vezes é tratada dentro da cultura mexicana. Mesmo falando de caveiras, uma coisa não pode faltar: cores, muitas cores. E é essa antítese morte e cor que torna tão lindos e atraentes esses enfeites de caveiras:


Outra coisa que percebemos é que, assim como os brasileiros, os mexicanos são bem sacanas...rs. Para não ter que falar muito sobre o assunto, observem só essas garrafinhas com posições que devem esquentar mais que tequila!!!



Bem, acho que deu para compartilhar um pouquinho. Assim como vocês, estou sempre ligado no blog e esperando boas ideias.

Beijos, 
Rafael

6 comentários:

  1. Gente, como eu queria uma caveirinha dessas na minha casa! LINDAS!!!

    ResponderExcluir
  2. Aliás, esqueci de dizer... o que são esses bonequinhos safados, hein? Até minha mãe riu quando viu! Era caro, Rafa?

    ResponderExcluir
  3. Não era caro não, acredito que uns 5 dólares no máximo.

    ResponderExcluir
  4. Muito legal o texto!
    É bem isso mesmo. As caveirinhas estão por todo canto.
    A arte Maia está presente em muitos lugares tbm.

    Parabéns pelo blog!
    bjos

    ResponderExcluir
  5. Rafa arrasou no texto!
    Caveiras estão na moda por aqui também. Ontem fui à feirinha da Tijuca e havia várias por lá: em bijus, enfeites, sapatilhas...
    Mas ainda tenho minhas dúvidas... rs
    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  6. Interessante. Costumes,folclore e hábitos culturais, não se discutem.

    ResponderExcluir

Ganha um doce quem comentar!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...